sábado, outubro 24, 2009

Para refletir....Que vc nunca perca...

Que Deus não permita...
Que você perca o ROMANTISMO,
mesmo sabendo que as rosas não falem;

Que você não perca o OTISMINSMO,
mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre;

Que você não perca a VONTADE DE VIVER,
mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa;

Que você nnnca perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS,
mesmo sabendo que com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas;

Que você nunca perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS,
mesmo sabendo que muitas  delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda;
Que você nunca perca a RAZÃO,
mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras deliciosas;
Que você não perca a BELEZA E  A ALEGRIA DE VER,
mesmo sabendo que muitas lagrimas brotarão dos seus olhos e escorrerão por sua alma;
Que você não perca o AMOR POR SUA FAMILIA,
mesmo sabenso que ela muitas vezes te exige incriveis para manter a harmonia;
E acima de tudo...
Que você jamais esqueça de que Deus ti amo infinitamente...
Pois a vida é construída de sonho e concretizada no AMOR..


24 de setembro de 2009

Criança e Infancia: Duas face de uma mesma moeda?

          Considerando que as crianças são sujeitos históricos e desenvolvem suas capacidades de maneira heterogênea, o trabalho pedagógico nas classes de Educação Infantil tem que ter como principal função a criação de situaçoes de aprendizagem para que aconteça o desenvolvimento integral da criança, conforme diz a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/1996, que leva em consideração as capacidades de ordem fisica, psicológica, cognitiva e social da criança dentro do seu processo educacional.

          Segundo a LDB/1996 no artigo 29.
                                              
"A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral até seis anos, em seus aspectos fisícos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da familia e da comunidade,"
          Segundo Faria(1999) a criança não é uma abstração, mas um ser produtor e produto a históris e da cultura. Por isso, nas creches percebemos que elas já tem autonomia sobre algumas ações como Brincar, Correr, Pedir, etc. Mas necessita de acompanhamento de adultos para realizar algumas atividades como tomar banho,sentar corretamente, pintar, desenvolver a coordenação motora entres outras.

          Nesta perpesctiva, é necessário o apoio incondicional da família no processo de aprendizagem das crianças, pois sabemos que a familia é a base de sustentação para construção dos valores como: respeito, amor, solidariedade. E, no complemnto dessas atitudes e valores, o trabalho pedagógico nas creches tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, pois a mesma se desenvolve  de forma conjunta, e por isso existe a necessidade de priorizar e qualificar o ensino nas instituiçoes de Educação Infantil.

          Sendo assim, inprescendivel assegura que o trabalho das creches e pré-escolas, garantam o desenvolvimento integral das crianças nos seus aspectos fisícos, intelectual, psicológicos e social complementando com a ação da família e da comunidade. Pois, a criança é assegurado o direito à vida. à saude,à alimentação,à educação, lazer, dignidade, cultura, respeito, convivência familiar e comunitaria segundo o Artigo 227 da Constituição Federal. 

          Diante disso, podemos afirmar que a real concepção de criança é na verdade de um ser que está em fase de desenvolvimento que precisa brincar e socializar com outras crianças, para a construção das habilidades cognitivas, atitudinais, que as mesmas apresentam, e para isso o professor precisa levar em consideração que ela não é um adulto em miniatura e deste modo tem que trabalhar de maneira lúdica.

             Para tanto, é de grande relevância que diretores, coordenadora pedagógica, professores e monitores que atuam nas classes de Educação Infantil, estejam envolvidos num ambiente de parceria e compromisso com o projeto pedagógico da escola, para que sejam garantidos os direitos da criança no trabalho pedagógico da instituição, ou seja, para se ter qualidade na prática educativa, a gestão escolar participativa e comprometida com o trabalho pedagógico escolar é princípio ímpar. Por tanto, não há como emplementar um projeto sem haver comprometimento pedagógico dos gestores e participação da coordenação e dos profissionais envolvidos diretamente com a Educação Infantil que são professores e monitores na esfera administrativa.

             Pois. a Educação Infantil tem um caráter definido, com políticas próprias do desenvolvimento e visa a formação integral da criança. Para lidar com essa etapa do desenvolvimento humano é preciso que o profissional que venha a atuar com essas crianças tenha um certo preparo, seja conhecedor de suas funções educativas e saiba integrá-las as necessidades da criança, sabendo agir de forma a preservar os direitos que a criança tem de ser cuidada, amada, educada, tendo sua vivência no universo infantil (do brincar, da fantasia e da descoberta) para se tornar verdadeiramente um adulto saudável e feliz.

            Vamos pensar em nossas crianças como o futuro brilhante do nosso país, garantindo- as todos os seus direitos...

Barreiras, 23 de Outurbro de 2009.